segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Voltar ao batente depois do parto…


Não tem data que nós, mães, gostaríamos de adiar mais do que essa: a do retorno ao trabalho depois do parto! Só de imaginar como deixar nosso bebezinho, como fazer com a amamentação, como lidar com o cansaço...ufa! Não é fácil!
Quem tem licença de seis meses, eu sei, sofre muito também. Às vezes até mais, porque se acostuma a ficar com a criança em casa, a cuidar de tudo. Como sou fotógrafa, eu estou fazendo minha "licença maternidade". Ao mesmo tempo que acho maravilhoso estar com minha filha em casa, sinto uma falta incrível de trabalhar, de estar na rua em movimento. Então entrei no ano de 2013 já me programando para voltar ao trabalho, mas não frenéticamente como antes e sim com trabalhos tranquilos como ensaios fotográficos de gestantes, casais, batizados  e festinhas infantis.


Assim meu marido pode ficar com a Manu, já que normalmente esse tipo de trabalho eu faço no fim de semana. Acredito que vai ser bom para nós três, já que ela é super agarrada comigo (tb fica só comigo o dia inteiro), vai ser bom para o pai que vai curtir mais ela e será bom pra minha cabeça. Sou ansiosa e muito ativa, fico agoniada de ficar o dia inteiro dentro de casa. Eu adoro uma rua! rs! Por isso assim que Manu completou um mês eu me senti livre e já fui pra rua passear com ela. Também ficarei despreocupada ao sair para trabalhar porque o Jorge cuida muito bem dela e ela não mama mais no peito, então fica mais fácil ainda!
E escrevo esse post pensando nas mães que vão voltar ao trabalho em breve e estão super ansiosas: a gente se ajeita, fiquem tranqüilas. O bebê pode ficar em um berçário, com a avó ou com uma babá. A amamentação pode continuar se você tiver tempo de tirar leite. É difícil, eu sei, mas a gente acha a saída. Cada uma de acordo com sua realidade. Sei que não será fácil pra nenhuma de nós, mas temos que pensar no futuro de nossos filhos. E será bom para nós também, pois não é porque somos mães que não temos mais vida como "mulher". Temos que viver!!!
Claro que eu estou dizendo tudo isso porque já me ajeitei e as coisas em casa estão tranquilas, depois de dias de pânico em que me perguntava: "como é que eu vou fazeeeeer!!!???". Mas também escrevo tudo isso porque quero acalmá-las, quero dar uma palavra de incentivo pra quem precisa voltar ao trabalho de qualquer jeito.
Ser mulher, mãe e profissional não é fácil. Mas é muito bom! Aproveitem este momento!
Beijos,
Raquel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário