terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Cesárea X Parto Normal


Oi queridinhas! Hoje vou falar de um assunto polêmico: o parto. Confesso que pensei em nem tocar no assunto, mas decidi abordá-lo para contar pra vocês a minha experiência. Deixo claro antes, no entanto, que nada do que outra pessoa te disser é mais importante do que o que você quer, ok?
Vamos lá. O parto da Manu foi  cesárea. E por quê, você pode estar se perguntando? Primeiro porque eu já tinha decidido que não queria sentir nenhum tipo de dor. Sim, sou cagona mesmo e não queria sentir nada. Minha ginecologista  me explicou e me deu a opção do parto normal, mas eu não quis. Sou uma pessoa muito ansiosa e não ia querer ficar esperando a boa vontade dela nascer. Também queria que fosse tranquilo pra mim e pro meu marido, já que estávamos bem ansiosos com a chegada dela.

(Parto da Manu)
Então optei pela cesária porque escolheríamos uma data e naquele dia estaríamos preparados para o parto. Iríamos tranquilos para o hospital, pronto, sabendo que naquele dia ela estaria em nossos braços. E como nada é do jeito que a gente quer, a cesária tinha sido marcada para o dia 15/09/2012 e Manu nasceu dia 07/09. Nasceu antes porque minha pressão subiu demais e a médica achou melhor não arriscarmos e anteciparmos o parto, já que ela estava bem e com um bom peso.
Muita gente acha que a cesárea significa que a mãe não quer sentir dor, entre outras coisas. Eu sei que, em muitos casos, isso é verdade porque sou a prova viva! Dor não é comigo!  Mas em outros, a cesárea é uma opção/recomendação do médico, não tem nada a ver com a paciente. Elas, assim como eu, acabam acatando o que o médico fala para não fazer o bebê sofrer ou correr qualquer risco. Particularmente, acho lindo mulheres que tem facilidade para o parto normal, que "espirram" e o nenê sai. Mas nem sempre é assim. E daí?
Daí que ninguém é menos mãe por isso. Nenhuma criança é menos saudável por isso. Minha filha é linda, está crescendo com saúde e nasceu de cesariana. Existem vários prós e contras ao parto normal e a cesária. A minha cesária eu posso dizer que foi MARAVILHOSA! Não senti absolutamente nada,  em momento nenhum. Saibam que dor , entre outras coisas que dizem por aí, varia muito de mulher pra mulher e de equipe médica. Tenho uma amiga que sofreu horrores de dor durante e após a cirurgia, a cicatrização foi ruim, etc. Tenho outra amiga que teve parto normal e os pontos que ela tomou na vagina infeccionaram, ela morria de dor, mas ainda assim ela é super a favor do parto natural!
Minha experiência: Eu não senti nada! Não senti o corte (muitas pessoas dizem que sentem), eu falei à beça assim que saí da cirurgia e não tive gases, Manu nasceu às 10:50h e às 17hs eu estava de pé tomando banho sozinha. Apenas um pouco enjoada, mas era efeito da anestesia. Pra vocês terem uma idéia, eu nem senti a "tal" pressão que dizem que sentem quando se está tirando o bebê. E eu vi exatamente o momento em que minha médica tirou a Manu da minha barriga pois abaixou o pano antes. Eu vi tudinho e bem consciente, foi um parto ótimo e não me arrependo de ter feito a cesária.
Resumo da ópera: cesárea ou normal, quem deve decidir é o médico (pq ele vê o que é melhor para o bebê) e a mãe. E se você não é nem um nem outro, por favor, guarde seus comentários e críticas para você!
Um beijo grande,
Raquel.

2 comentários:

  1. Vc é corajosa de escrever sobre isto (rs....).

    Se tem uma coisa que eu decidi nunca escrever no meu blog foi sobre partos. Sempre dá confusão !!! rs...........

    O meu foi cesária pelos mesmos motivos que vc ... sou cagona !!!!! E dor não é comigo !!! Uma dor de cabeça é o fim do mundo para mim, imagina ficar horassssssssssss sentindo dor para ter um filho. Admiro quem quer e tem coragem, eu não tenho e ponto.

    Não me arrependo em nada. Se senti dor, sim ... senti no pós operatório, em casa ... Giulia dormia no carrinho do meu lado, mas até os dois meses e meio, ela sentia muitas cólicas mesmo eu praticamente ter parado de comer, então de ter que levantar da cama toda hora, eu sentia dor. Mas nada absurdo ou desesperador. Na época achava que ia ter um treco, hoje vejo que o cansaço, as noites sem dormir, evitando tudo quanto é comida para não dar cólica nela ... me fez achar que tudo era o fim do mundo. Hj bem mais tranquila posso dizer que a cesária foi a minha melhor escolha.

    Beijinhos !!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom Maitê!!!! Eu não me arrependo também, mas graças à Deus, o contrário de vc meu pós operatório foi ótimo! Nunca sentir dor alguma! Se um dia eu tiver outro filho, farei cesária novamente sem medo!

    A primeira vez foi algo desconhecido e morria de medo de sentir dor e da anestesia, mas como tudo correu tão bem, só posso dizer que se eu tiver outro filho o parto será cesária e SEM MEDO!

    Bjs!!!

    ResponderExcluir