sábado, 12 de janeiro de 2013

Chupeta…amiga ou inimiga?


Tem coisa que dê um nó maior na cabeça de uma mãe do que a chupeta? Fala sério! Se a gente opta por usar, tem que se preocupar com os dentes da criança, com as críticas, com o dia dramático de tirar...
Bom, eu optei por dar chupeta. Recebi críticas, claro, mas já não dissemos aqui que filho cada um cria do seu jeito? Pois é...Pouco antes da Manu nascer, eu assisti uma reportagem no programa Bem Estar da Rede Globo, no qual o pediatra falava: "chupeta é melhor do que dedo, porque chupeta a gente troca por um presente no Natal". Mas, e depois? Como ficariam os dentinhos? Será que ela teria que usar aparelho no futuro?No mesmo programa um dentista falava que a chupeta não era problema para os dentes, pior mesmo é a criança chupar o dedo.


Tomei minha decisão e dei a chupetinha pra Manu. Logo de cara ela não pegou de jeito nenhum! Eu botava e ela cuspia. Vim pra casa e não desisti, quando ela ficava agitada pra dormir eu ia e enfiava a chupeta nela. E de tanto insistir hj ela pega a chupeta só pra dormir. Depois que ela dorme, cospe.
 Resultado: desde bebê, a Manu só usa chupeta para dormir. É uma chupeta ortodôntica, à venda em qualquer farmácia. Eu também não fui contra a chupeta porque EU chupei chupeta até os 4 anos e nunca precisei de aparelho. Já a minha irmã que chupou o dedo, usou aparelho por 3 anos! Acredito que isso seja muito relativo e varia de bebê pra bebê, mas há quem diga que o problema é a chupeta!
Eu não sei se será fácil tirar a chupeta dela, mas a tranquiliza muito na hora de dormir. Inclusive minha mãe trocou minha chupeta pelo presente do papai noel. Na primeira noite ela disse que chorei bastante querendo devolver o presente pra pegar a chupeta de volta, mas que depois me adaptei bem. Espero que com a Manu seja tranquilo assim. Aliás, como foi a experiência de vocês? O que vocês indicam pra quem está nessa situação? Me contem, adoro saber! Esse espaço é pra trocarmos experiências, lembram?
Beijos,
Raquel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário