sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Quanto devo comer?

 
O corpo durante a gravidez se comporta como um pequeno depósito, em que parte do que é consumido tende a ser armazenada. É como se ele decidisse preservar alguns nutrientes para usá-los no futuro. Segundo os médicos, existe uma lógica nesse comportamento: o organismo da mulher precisa se preparar desde cedo para o desgaste energético ocasionado pela amamentação.

O consumo extra de calorias, além de suprir as necessidades nutricionais do feto, contribui para esse trabalho. O cálculo do limite diário para a gestante precisa ser feito por um especialista, que deve levar em consideração a altura, a constituição física, a prática de atividades esportivas e o índice de massa corporal (IMC) antes da gravidez. "Em geral, cerca de 300 a 350 calorias diárias a mais são suficientes", diz a nutricionista Maria Antonieta Carvalhaes, da Universidade Estadual Paulista em Botucatu.

As mulheres com baixo peso devem aumentar o consumo de alimentos desde o início da gravidez e engordar um pouco. Assim, terão reservas para o fim da gestação, quando o bebê precisará crescer bastante, e para a amamentação. "As demais, que estão com o peso normal ou acima do recomendado, precisam incrementar o consumo de energia a partir da décima segunda semana e ganhar peso lenta e continuamente", observa Maria Antonieta.
 
Bjs à todas,
Raquel  do  Valle

Nenhum comentário:

Postar um comentário