segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Anemia

Ponto principal: Você precisa de uma quantidade extra de ferro durante a gravidez.  Privilegie alimentos ricos em ferro e converse com o médico para ver se é necessário tomar suplemento de ferro em forma de comprimido.

De quanto ferro eu vou precisar durante a gravidez?

Antes de engravidar, você precisava de cerca de 15 miligramas (mg) de ferro por dia. Já é bastante coisa. Muita gente não consegue ingerir a quantidade recomendável. Durante a gravidez, você vai precisar de mais ferro ainda para manter o bebê (e você) saudável. Se seu corpo não tiver ferro suficiente para alimentar a produção de hemoglobina para vocês dois, você pode ficar com anemia por deficiência de ferro (ferropriva).

Como garantir que estou obtendo o ferro necessário?

Coma verduras de folhas escuras, pão integral, cereais enriquecidos com ferro, carne vermelha magra, frutos do mar e feijão. A vitamina C ajuda o corpo a absorver o ferro que você ingere nos alimentos, por isso vale a pena tomar um copo de suco cítrico como o de laranja por dia.

O chá e o café prejudicam a absorção de ferro, e é aconselhável evitá-los. Seu médico também pode receitar um suplemento de ferro, normalmente no segundo trimestre - já que esse tipo de suplemento pode agravar o enjôo.

O suplemento de ferro também serve para preparar o organismo para a perda de sangue que se segue ao parto, tanto normal quanto cesariana.

Como vou saber se estou anêmica?

O exame de sangue de rotina que você deve fazer no pré-natal verificará seus níveis de hemoglobina. É normal que esses níveis caiam um pouco durante a gravidez, porque há muito mais líquido no sangue, diluindo a concentração de glóbulos vermelhos. Se seus níveis estiverem muito baixos, o médico pode prescrever um suplemento de ferro especial.

Quais são os sintomas?

É possível que você não sinta nada de muito diferente se estiver anêmica, mas o cansaço é um dos sintomas mais comuns, você não tem energia para nada. É preciso lembrar, no entanto, que a falta de energia é um sintoma da própria gravidez, sentido por muitas mulheres que não estão anêmicas.

Como se trata a anemia?

O médico vai conversar com você sobre sua alimentação, para garantir que você esteja comendo as principais fontes de ferro. Ele também pode receitar ferro na forma de suplementos. As multivitaminas para grávidas já incluem o ferro, mas o obstetra pode prescrever suplementos especiais.

A suplementação férrica pode causar prisão de ventre, por isso aumente o consumo de fibras se estiver tomando esse tipo de suplemento. Se estiver difícil conviver com a constipação, converse com o médico, já que é possível tentar uma marca diferente. Pode ser que o suplemento piore os seus enjôos. Pergunte ao obstetra se você pode tomá-los à noite em vez de pela manhã, às vezes ajuda.

Há mulheres mais propensas a ter anemia na gravidez?

Mulheres que já tinham uma alimentação pobre em ferro correm mais risco de ter anemia. O mesmo acontece com mulheres que estejam vomitando demais por causa das náuseas, um problema chamado hiperemese gravídica. Outros fatores que podem predispor à anemia são a ocorrência de gestações muito próximas uma da outra, a gravidez de múltiplos e o fluxo menstrual muito intenso antes da gravidez. Para as vegetarianas, às vezes pode ser difícil obter todo o ferro necessário com a alimentação.

O fato de eu estar anêmica afeta a saúde do bebê?

Você não precisa se preocupar com o bebê. Seu corpo vai providenciar que ele receba a cota de ferro de que precisa, é você que corre o risco de ficar sem. A maior demanda por ferro durante a gravidez acontece por volta do segundo trimestre, portanto tome cuidado especial nessa fase.

Bjs à todas,

Raquel  do  Valle

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário