quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O pré-natal dos dentes.

"Estou grávida, tem problema ir ao dentista?"
 
Não tem problema nenhum ir ao dentista. A futura mamãe deve visitar o dentista principalmente durante a gravidez, pois durante essa época, ocorrem alterações hormonais que podem influenciar na saúde bucal.

É importante a colaboração da gestante em informar ao cirurgião-dentista sobre o estado da gestação para que assim, o dentista procure a melhor forma de proceder durante o tratamento.

O dentista deve estar atento aos procedimentos que necessitem de anestesia ou que causem dor ou estresse, pois algumas substâncias anestésicas, além do estresse e dor, podem provocar contrações uterinas ou alterações cardiovasculares e respiratórias na gestante. Nesse caso, o dentista deve saber quais substâncias poderão ser usadas.

Por isso, alguns procedimentos que necessitem de intervenção cirúrgica devem ser adiados para o término da gestação. Caso não seja possível adiar, deverá ser realizado, preferencialmente no segundo trimestre da gravidez.

O tratamento odontológico durante os três últimos meses de gravidez não oferece nenhum risco adicional à mãe, porém a posição da cadeira odontológica, assim como um tratamento demorado pode trazer algum desconforto à gestante devido ao peso do bebê.

Vale lembrar que o cuidado com a saúde bucal durante a gestação deve ser redobrado e que não existem restrições para os tratamentos dentários em gestantes, no entanto é importante estar em tratamento com um cirurgião-dentista informado sobre quais procedimentos e substâncias empregar durante a gravidez.

Cuide-se!

 
Raquel  do  Valle

Nenhum comentário:

Postar um comentário