segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Hepatite B na gravidez


O que é hepatite B?

O vírus da hepatite B pode provocar inflamação crônica do fígado e há a possibilidade de ele ser transmitido para o bebê durante o parto. Se você tiver uma infecção aguda de hepatite B durante a gravidez ou se for hospedeira do vírus, há risco de um parto prematuro.

Vou saber, se tiver hepatite B?

Não necessariamente. Embora geralmente seja fácil detectar um quadro agudo de hepatite B - pela cor amarelada da pele e do branco dos olhos, às vezes os sintomas são mais sutis, como perda de apetite e dor de barriga. Neste caso, é difícil distingui-los de uma outra virose ou de uma intoxicação alimentar. Uma vez que tenha tido hepatite B, você pode se tornar um portador crônico do vírus, sem apresentar sintoma nenhum (cerca de 10 % das mulheres que tiveram uma infecção aguda se enquadram nessa categoria). 

Se eu for portadora do vírus, como posso proteger o bebê antes de ele nascer?

Seu médico provavelmente pedirá exames de sangue no pré-natal, entre eles a avaliação para hepatite B. Se os resultados indicarem que você é portadora do vírus, é possível que tenha que passar por um hepatologista, que lhe dará, entre outras coisas, conselhos sobre como adaptar sua dieta a fim de diminuir as chances de desenvolver doenças no fígado.

Como portadores crônicos do vírus correm risco de ter essas doenças, você deve manter as consultas com o especialista mesmo depois de dar à luz.

Quanto ao bebê, ao nascer, ele vai ser bem lavado para retirar todos os vestígios do seu sangue do corpo dele, e em seguida receberá uma vacina contra hepatite B. Todos esses cuidados quase sempre são suficientes para impedir que a infecção seja transmitida para o bebê. Sem tratamento, seu filho ficaria sujeito a ter graves doenças hepáticas no futuro.

A amamentação não representa nenhum risco ao bebê desde que ele tenha tomado a vacina de hepatite B.

Algumas pessoas correm mais risco que outras de contrair a hepatite B?

A hepatite B é transmitida através do sangue e das secreções do corpo, especialmente durante relações sexuais. Ela também pode estar presente em salões de beleza com más condições higiênicas, por exemplo, e ser passada para profissionais de saúde tenham contato com sangue contaminado. Vale lembrar que existe vacina contra a hepatite B, e ela é recomendada no período pré-gestação, e também a partir do segundo trimestre da gravidez.

O Ministério da Saúde está promovendo a vacinação gratuita contra a hepatite B para gestantes (a partir de 13 semanas) e para profissionais de determinadas atividades, como manicures, podólogas, pedicures, pessoas que trabalhem com lixo hospitalar ou em situações de resgate.

Converse com seu médico ou consulte o posto de saúde para ver se precisa tomar a vacina. 

Bjs à todas,

Raquel  do  Valle

2 comentários: