terça-feira, 31 de maio de 2011

Pais comprometem tratamento por não diferenciar asma e bronquite.

Com as temperaturas em queda, as crises de asma e de bronquite costumam castigar, principalmente, as crianças. Mas você sabe qual a diferença entre asma e bronquite? Um estudo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia constatou o que os médicos pediatras vivem na prática: como não sabem diferenciar os dois males, os pais acabam por subestimar as doenças, comprometer o tratamento e a saúde das crianças.
De acordo com a pediatra e alergista Fatima Rodrigues Fernandes, do Hospital Infantil Sabará, em São Paulo, com componente genético e de fundo alérgico, a asma é uma doença crônica que exige tratamento preventivo e constante. Já a bronquite crônica, mais frequente em adultos, é uma inflamação causada por substâncias irritantes (cigarro, fumaça), enquanto a bronquite aguda é causada por vírus ou bactérias.
“A asma pode ser comparada a um inquilino de longa duração e a bronquite aguda é como uma visita inesperada. Ambas têm tratamento, mas precisam ser diferenciadas para serem devidamente controladas”, esclarece a pediatra.

Considerada uma das doenças mais comuns na infância, a asma é um pesadelo para os pais. Isso acontece, segundo a médica, porque o mal só chama a atenção em momentos de crise. “Assim como um quadro de diabete, a asma requer tratamento permanente e preventivo para se evitar as crises, que podem ocasionar graves consequências – e até levar à morte”, alerta.




Hoje, a asma é controlada com medicamentos, por via inalatória, que associam broncolodilatores e antiinflamatórios, além de cuidados com o ambiente para evitar os alérgenos (poeira, bichos de pelúcia, etc). Esses medicamentos, esclarece Fatima, são seguros. “Eles provocam menos efeitos colaterais, ao contrário das antigas drogas de uso oral, que podem ocasionar efeitos indesejáveis, como hipertensão, diabetes, aumento de peso e até inchaços”.

Já as bronquites agudas podem ser tratadas com medicamentos para alívio dos sintomas e antibióticos, por um tempo limitado, se forem causadas por bactérias. A bronquite crônica, por sua vez, é mais frequente em adultos fumantes ou expostos a substâncias irritativas. Seu controle depende de mudanças de hábito, como ficar longe do cigarro, por exemplo.

A confusão entre as duas doenças ainda ganha força porque ambas apresentam sintomas semelhantes: falta de ar, piora ao contato com determinados agentes externos, tosse seca, chiados e cansaço durante esforços. O que, porém, ajuda a diferenciar os dois problemas, é que a asma é mais comum no paciente pediátrico e geralmente tem caráter hereditário. Responsável por cerca de 400 mil internações hospitalares por ano, a asma afeta uma em cada cinco crianças e é hoje o terceiro maior gasto do SUS (Sistema Único de Saúde), um custo de R$ 111 milhões, segundo dados do Ministério da Saúde.

Bjs à todas,


Raquel  do  Valle

Nenhum comentário:

Postar um comentário