sexta-feira, 6 de maio de 2011

Hormônio pode reduzir partos prematuros, diz estudo:



Uma pesquisa divulgada pela Universidade Columbia, nos Estados Unidos, anuncia que um tratamento à base de um gel, contendo progesterona – hormônio feminino -, reduziu o número de partos prematuros, quase pela metade, entre as grávidas com colo do útero curto. “Quanto menor o tamanho dessa região, maior a chance de parto prematuro”, explica Tenílson Oliveira, obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. “Esse é um grande avanço na prevenção do problema “, disse Maria D’Alton, presidente do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia na Universidade de Columbia. O nascimento prematuro é a principal causa de morte e de doenças entre os recém-nascidos.

A avaliação de 32 mil grávidas sadias revelou que 465 delas têm problemas com o colo do útero curto. Metade foi tratada com progesterona vaginal e a outra metade recebeu um placebo. No grupo que usou o gel, houve uma redução de 45% na taxa de parto anterior à 33a  semana de gestação – período crítico para o nascimento do bebê.

Os filhos dessas mulheres também se mostraram mais saudáveis, com menos problemas respiratórios e maior peso ao nascer. E o melhor é que as gestantes analisadas não sofreram efeitos colaterais significativos.
Gary Hankins, chefe do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia na University of Texas Medical Branch, conclui que o estudo oferece esperança para muitas mulheres. “Se nós pudermos atrasar o parto em algumas semanas, a diferença será extremamente significativa”, finaliza Hankins.

Bjs à todas,


Raquel  do  Valle

Nenhum comentário:

Postar um comentário