quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

MELASMA.


Uma das maiores preocupações das grávidas são as manchas no rosto: o famoso e terrível Melasma.
O melasma é caracterizado por manchas escuras, acastanhadas na face que surgem, na grande maioria dos casos, em mulheres, com mais de 25 anos, após a gravidez ou uso de pílulas anticoncepcional ou reposição hormonal. Mas pode surgir em pessoas que nunca engravidaram, que não usam hormônios e até mesmo em homens. Quando aparece na gravidez é chamado de Cloasma Gravídico. Ele atinge principalmente nas maçãs do  rosto, mas pode atingir testa, queixo, buço, nariz, por isso também pode ser chamado de máscara gravídica.
O melasma ocorre em cerca de 70-75% das gestantes  e 10-30% de mulheres que usam anticoncepcionais hormonais. A intensidade do melasma  pode variar de bem discreto, quase imperceptível até muito acentuada, desfigurante.
Sua causa ainda não é totalmente definida, mas sabemos os fatores que contribuem para o seu aparecimento:
  • Predisposição racial ou familiar: é mais comum em pessoas de pele morena
  • Gravidez
  • Uso de hormônios: pílulas e terapia de reposição hormonal
  • Exposição solar: é o principal fator desencadeante
  • Luz visível: até a luz das lâmpadas podem manchar
  • Cosméticos e medicamentos: o uso incorreto de algumas substâncias pode agravar o quadro
Dependendo da profundidade do pigmento na pele, o melasma pode ser de 3 tipos:
  • Epidérmico: mais superficial, mais fácil de tratar
  • Dérmico: mais profundo, tratamento mais difícil
  • Misto
Notícia boa: a maioria desaparece completamente em até 1 ano após o parto. Mas… alguns são persistentes e atormentam nossas vidas por muito tempo.
E agora vocês me perguntam: Mas e aí, o que a gente faz para prevenir? Tarde demais, elas já apareceram e agora ?
Bom, o ponto fundamental na prevenção e no tratamento do melasma é aPROTEÇÃO SOLAR! Fuja do Sol mais do que nunca !!! A pele de quem tem melasma é muito mais sensível ao Sol, e continua sendo mesmo após o tratamento. Use protetor solar FPS 30 ou mais, com proteção contra UVA e UVB, que tenham agentes químicos e físicos (dióxido de titânio ou óxido de zinco). Repasse a cada 3 horas e no verão os cuidados devem ser redobrados. Alguns protetores tem cor de base para disfarçar a mancha (é base! é protetor!). Sugestões:










  1. Anthelios XL 50+ creme com cor    
  2. Avène 50 compacto Sable
  3. Heliocare Compacto FPS 50
  4. Episol Ultra FPS 50 loção oil free
  5. ADCOS Bloqueador Solar Tonalizante Base Stick FPS47
  6.  Minesol Actif Unify FPS 60 – ROC
  7. Spectraban T Color Base – loção fluida FPS 35
  8. Spectraban T Color Base Compacta FPS 39
 O protetor solar é o único produto que as grávidas podem usar, tanto para prevenir quanto para tratar o Melasma. O tratamento mesmo só poderá ser feito depois da gravidez. Até porque como nesta fase os hormônios estão bombando o resultado do tratamento será ruim e lembrando que a maioria desaparece após o parto sem nenhum tratamento.
Existem diversos e bons agentes clareadores que podem ser usados em casa na forma de creme, gel, loção, que devem ser prescritos pelo dermatologista.  A hidroquinona é o despigmentante mais utilizado e mais eficaz. Ela age impedindo a formação de melanina. Pode ser usada na concentração de 2-5%. A associação de hidroquinona com tretinoína e corticóide é consagrada e é conhecida como fórmula de Kligman.
Outros agentes clareadores são: ácido retinóico, arbutim, ácido azeláico, vitamina C, ácido glicólico, ácido kójico. A associação de agentes tem uma boa resposta. Podem ser manipulados ou produtos já existentes no mercado.
Outro tratamento que tem boa ação clareadora são os peelings, que são feitos nos consultórios dermatológicos. Geralmente, são peelings superficiais e seriados, ou seja, são necessárias várias sessões para ter um bom resultado. Existem também os lasers, que devem ser usados como tratamento complementar nos melasmas persistentes.
Pacientes que usam pílula e têm melasma de difícil tratamento, devem conversar com o ginecologista e mudar o método anticoncepcional. Hoje fala-se muito do uso de comprimidos antioxidantes a base de vitamina C, vitamina E e picnogenol como adjuvantes do tratamento. Os resultados parecem ser promissores, mas ainda é controverso.
Os resultados do tratamento costumam aparecer após 1 ou 2 meses. A palavra-chave para o sucesso do tratamento é PERSISTÊNCIA!!
Notícia ruim: a mancha reaparece ou escurece muito facilmente, com qualquer Solzinho. É fundamental a manutenção com o uso de protetor solarsempre. 
Grávidas não se desesperem e curtam esse momento maravilhoso, depois é só correr atrás do prejuízo e tudo vai dar certo!! Consultem o dermatologista para saber o tratamento adequado para o seu caso.
Bjinhos!

Um comentário:

  1. eu tenho manchas na pele,eu troquei o anticocpsional e nao clareou
    a pele ai se eu usar esse metodo de acido vai dar certo.

    ResponderExcluir