sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Gravidez - Semana a semana

Bom dia flores do dia!!!!

A partir de hoje vou contar a gravidez semana a semana! Tudo que acontece com o nosso corpo e como começa a gestação, espero conseguir tirar todas as dúvidas de vocês! Então vamos lá!

1ª Semana de Gestação – Gravidez semana a semana

 
 A primeira semana de gravidez significa um dos momentos mais emocionantes, especiais e únicos na vida da mulher. Ainda que esta não seja uma gestação planejada ou esperada; com o passar dos dias que transformam-se em semanas; a gestante começa a ter conhecimento da transformação de seu corpo e percepção da vida que toma forma em seu ventre; criando assim um vínculo emocional e prazer com a experiência vivenciada. O resultado, não raro e nem surpreendente, é a constatação de uma das maiores realizações que alguém pode ter a benção de vivenciar. É também um momento único, onde mãe, pai, familiares e amigos reúnem-se e emanam boas vibrações. É um daqueles poucos momentos mágicos na vida do ser humano onde, por mais indesejada ou despreparados que encontre-se o casal envolvido, há uma enorme vibração positiva. É certamente um momento de diversas dúvidas, medo, angústias e ansiedade pelo novo ser que virá ao mundo; mas nada se compara ao grande prazer de gerar um ser humano. Aproveite o seu momento. A primeira semana de gestação, ainda que não descoberta no tempo correto ou um pouco mais tarde (como geralmente ocorre) não incomum é identificada pela futura mamãe. Não é surpreendente o relato de gestantes que afirmaram reconhecer em seu corpo sinais de uma gravidez ou algo especial e iluminado dentro de si. Mito ou ilusão, a primeira semana de gravidez é isto mesmo; um momento ímpar e mágico do início da concepção.É a partir deste momento que você pode começar a contar as semanas de sua gravidez. Lembre-se: a contagem começa a partir do seu último período menstrual.

Alterações em seu corpo

Durante a gestação há de manter-se hábitos saudáveis; é imprescindível um planejamento alimentar que vise não só a boa alimentação; como reposição de vitaminas, aminoácidos e complementos fundamentais para o corpo da gestante e do feto em crescimento. Assim há a garantia de que o bebê crescerá saudável; e a futura mamãe não venha a acarretar algum distúrbio como anemia. Os problemas acarretados pela deficiência alimentar, por dietas descabidas ou pela falta de ingestão de aminoácidos fundamentais para o organismo é algo preocupante e de imprescíndivel observação. Muitas grávidas e seus conjuges deixam-se levar ou por desatenção ou por falta de responsabilidade, colocando a própria vida e a do feto em risco. Esta é uma realidade muito mais comum do que imagina-se, infelizmente. As consequências de uma má alimentação pode ser severa; em casos raros quase irremediáveis. Por isso é recomendável – independente desta ser ou não uma gravidez planejada anteriormente na fase de concepção – que toda gestante planeje a gravidez,ou seja as etapas e cada semana da gestação. Assim ela estará beneficiando não só o bebê como a sí própria. Para tanto, nós que desejamos ser o seu parceiro neste sublime momento de sua vida, planejamos uma listinha importantíssima do que uma gestante deve ou não fazer durante a gravidez. Acompanhe com atenção:
  • Evite o álcool, drogas e produtos provenientes do tabaco. Essas substâncias podem causar problemas simples como roubar os nutrientes do corpo; como acarretar disfunções sérias e irremediáveis como problemas na hora do nascimento; síndrome fetal, problemas respiratórios, distúrbios cognitivos no bebê e outros diversos e severos problemas de saúde. Alguns médicos permitem que a grávida mais ansiosa ou insistente tomem pequenas doses controladas de cerveja, por exemplo, ou fumem um cigarro ao dia. Não é o indicado menos ainda resolve alguma coisa. Existem outras formas de controlar a ansiedade e mesmo livrar-se de velhos hábitos, como por exemplo a terapia de florais. A gravidez pode servir de combustível e pontapé inicial para livrar-se definitivamente do uso do cigarro, por exemplo. Pense nisto e corra para longes deste venenos da gestação.
  • Converse com o seu médico e o mantenha informado sobre quaisquer soluções medicamentosas que você esteja tomando. O seu médico deve ser seu melhor amigo e por isso é fundamental que ele tenha todo o conhecimento do que você anda preescrevendo ou ingerindo, até mesmo para montar um panorama de sua saúde. Isto em algumas situações especiais quando, ou em caso de ocorrer algum imprevisto, o médico saberá exatamente as causas e motivos caso os riscos envolvam algum medicamento. Tome precauções especiais com todo e qualquer medicamento, pois muitos deles podem afetar negativamente a saúde do bebê. Se por um lado é necessário manter-se em alerta e agir com adequação a situação quando o assunto são os medicamentos fazer exatamente o contrário não é a melhor saída. Muitas vezes a gestante precisa dos remédios sazonalmente ou mesmo diariamente para sanar algum distúrbio ou problema de saúde. Não vá de “8” e nem de “80”. Se gravidez não costuma combinar com remédios, Entretanto, não é por causa dela que se deve parar de tomar medicamentos importantes ou necessários. Sempre antes de quaisquer atitudes consulte o seu médico, pois só ele – e melhor do que ninguém – saberá informar para você sobre os riscos inerentes.
  • Matenha uma dieta que estabeleça a quantidade adequada de vitaminas; em especial o o ácido fólico. As mulheres que estão tentando engravidar devem tomar 400 mg de ácido fólico por dia. A ingestão adequada deste nutriente, além de ser benéfico à saúde do bebê também reduz o risco de defeitos do tubo neural. Lembre-se de certificar-se com o seu médico especialista sobre a ingestação do ácido fólico enquanto estiver tentando engravidar.
Bem-vinda a sua primeira semana de gravidez. A viagem será mágica!

Bjinhos!!!

3 comentários:

  1. eu acho que estou com nove semanas

    ResponderExcluir
  2. ta bom a minha ultima mestruaçao foi dia 10/11/2011 devo estar com nove semanas ou estou com mais

    ResponderExcluir
  3. Minha ultima menstruação foi dia 24/8/2012 mas desceu muito pouquinho e depois nao veio mais ... Quantas semanas sera que estou ? Sera que no dia 24/8 eu ja estava gravida?

    ResponderExcluir