segunda-feira, 4 de julho de 2011

Em prol da amamentação!

O leite materno é só o que o bebê precisa ingerir para ficar bem nutrido e saudável no primeiro semestre de vida.


O simples fato de derrubar em cerca de 13% o risco de morte antes dos 5 anos de idade já cobre de razão a Organização Mundial de Saúde, ao preconizar que se amamente, por livre demanda, pelo menos até o sexto mês de vida da criança.

Infelizmente, não é bem assim que acontece. Estatísticas da própria OMS revelam que, no Brasil, a média de tempo de aleitamento exclusivo é de, apenas, 2,2 meses. Vamos mudar esse cenário.

Só o leite da mãe, cheio de anticorpos, é capaz de defender o intestino e o sistema respiratório do bebê, ainda imaturos, de micro-organismos que provocam diarreia e infecções.

Prolongar o período das mamadas também previne alergias, inclusive ao leite de vaca introduzido mais tarde. Sem contar que faz toda a diferença no desenvolvimento do sistema nervoso central.

Já existem evidências de que indivíduos que mamaram na infância apresentam melhor capacidade cognitiva na vida adulta. E, além de mais inteligente, seu bebê terá de 20 a 25% menos probabilidade de se tornar obeso. Se tanto benefício para o seu filho já é gratificante, saiba que você também sai ganhando, ao amamentar.

Dar o peito reduziria em 13% o risco de infarto na mãe e ajudaria a recuperar, mais rapidamente, o peso, as taxas de açúcar e de colesterol anteriores à gravidez. Faça um esforço, insista e pratique esse gesto de dedicação.

A compensação será, além de tudo o que foi listado aqui, um vínculo mais forte e momentos únicos de carinho e aconchego com seu pequeno. Vale a pena!


Bjs à todos,


Raquel  do  Valle

Nenhum comentário:

Postar um comentário