quarta-feira, 29 de junho de 2011

Doenças respiratórias exigem atenção no frio.

A temperatura está baixando e traz um problema que você já conhece: o aumento da incidência de doenças respiratórias que podem causar grande desconforto na criançada, principalmente se não forem prevenidas ou tratadas adequadamente. As enfermidades mais comuns dessa época do ano são as rinites e as infecções das vias aéreas superiores, como resfriados comuns, sinusites e faringites.

A rinite alérgica é considerada fator de risco para a asma. Segundo a Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia (SBAI), 80% dos asmáticos também apresentam rinite alérgica que, se não for tratada da forma adequada, pode agravar as crises de asma. Com a queda da temperatura, os sintomas se tornam mais importantes e, comumente, se manifestam como congestão nasal, coriza, espirros e coceira, além de causar irritações frequentes no nariz, garganta e olhos.

As infecções das vias aéreas superiores, por sua vez, quase sempre são de origem viral e podem se manifestar como um simples resfriado, evoluindo até quadros mais graves, como a pneumonia bacteriana, que rapidamente pode progredir para uma obstrução das vias aéreas, dificultando a respiração.

De acordo com a chefe da Disciplina de Otorrinolaringologia Pediátrica da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, Shirley Pignatari, “cuidados com a alimentação, hidratação e tratamento preventivo e adequado, tanto das infecções respiratórias quanto das rinites alérgicas, podem reduzir a gravidade dos sintomas e diminuir a duração da doença, evitando complicações”. A especialista ressalta ainda a importância do acompanhamento médico para prevenir, tratar e ter um melhor controle dessas enfermidades. “Doenças simples também complicam”, finaliza.

Bjs à todos,


Raquel  do  Valle

Nenhum comentário:

Postar um comentário