quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Nascimento dos dentinhos dos bebês.

Boa tarde meninas! Hoje vamos falar sobre o nascimento dos primeiros dentinhos do bebê. Demorei a fazer um novo post, justamente por estar vivendo essa situação. Como há mudanças neste período gente...o bebê fica super enjoado e a gengiva muito inchada. Com isso, temos que ficar 24hs somente À disposição do bebê. Confesso que às vezes não sei o que fazer para acalmá-la, é difícil!

Dizem que o nascimento dos dentinhos começam a ocorrer a partir dos 6 meses de idade, mas o processo inicial começa bem antes! Manu hoje está completando 5 meses, mas desde os 4 meses que a gengiva já estava inchadinha. De uma semana pra cá inchou muito mais! Ela baba mais, coça mais e fica mais irritada! Os primeiros dentes a surgir são os incisivos centrais inferiores. Depois nascem os incisivos centrais superiores.

Depois aparecem os incisivos centrais superiores, seguidos pelos incisivos laterais inferiores. Por volta de 1 ano e meio, surgem os incisivos laterais superiores. Então começa a erupção dos dentes mais posteriores como os primeiros molares, os caninos, e os segundos molares. Aos 3 anos o bebê terá todos os dentes de leite. Ao todo são 10 dentinhos na arcada de cima e 10 na arcada de baixo. Agora se no primeiro ano do seu filho ele não estiver com nenhum dentinho, você não deve ficar preocupada. É normal um atraso de até 8 meses no nascimento dos dentes.


Durante a erupção dos primeiros dentinhos, é a fase em que o bebê coloca as mãozinhas e tudo o que pega na boca. Isso pra aliviar  coceira na  gengiva. Com isso as impurezas são transportadas do ambiente para dentro do organismo do bebê, podendo ocasionar febre, vômito e diarréia. Sintomas sempre relacionados ao aparecimento dos primeiros dentes.

Para aliviar a coceira da gengiva, eu estou dando aqueles mordedores molinhos ou de gel para massagear a gengiva. Os de gel são interessantes porque você coloca ele na geladeira e o geladinho alivia a coceira. A irritação sendo mais forte (como tem sido a da Manu), converse com o pediatra pois possui pomadas antitérmicos e analgésicos. Você passa a pomadinha direto na gengiva pelo menos 3x ao dia, e ajuda bastante. Manu está usando uma e tem melhorado um pouco.

Bom, por isso tenho andado sumida. Com a gengiva inchada ela ficou muito enjoada e só quer colo e atenção o tempo todo. Isso quando não chora o dia inteiro! Coitadinha dela e da minha coluna, porque tô cansada demais por conta desses futuros dentes que nascerão. Fica as dicas e consulte seu pediatra!

Bjinhos,

Raquel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário