segunda-feira, 26 de março de 2012

Novo exame flagra diabete gestacional.


Um time de pesquisadores israelenses, liderados pelo professor Moshe Hod, do Petah Tikva’s Rabin Medical Center, acaba de propor um critério mais simples e eficaz para detectar a doença durante a gravidez. O procedimento seria uma alternativa ao teste padrão de tolerância à glicose, normalmente realizado entre a 24ª e a 28ª semana de gestação, em que os níveis de açúcar são dosados com base em uma amostra sanguínea coletada após a ingestão de glicose. Durante uma conferência do Israel National Institute for Health Policy Research, Hod expôs os resultados de seus estudos, demonstrando que, por meio de um teste de glicose simples, sem consumo prévio do açúcar, ou da medição do peso e do tamanho do feto, é possível aumentar em 50% o número de diagnósticos de diabete no decorrer do período gestacional. “A descoberta prova que os métodos de rastreamento precisam mudar”, declara Moshe Hod.
Flagrar e tratar o distúrbio precocemente é crucial para evitar complicações como hipertensão materna e crescimento excessivo do feto, o que aumenta os riscos de obesidade infantil no futuro.
Bjs,
Raquel.

sábado, 24 de março de 2012

Tratamento gratuito de fertilidade em SP.

Bom dia meninas!!!! Antes de falar sobre esse tratamento gratuito de fertilidade, venho aqui contar a minha ausência. Muitas coisas aconteceram em minha vida de janeiro pra cá, uma delas é que estou GRÁVIDA!!! Sim, vou ser mamãe e já estou com 3 meses e meio! Desde que descobri parei com os blogs porque enjoei demais, passei tão mal que perdi 5kg! Mas agora graças à Deus estamos todos bem! E vamos ao que interessa e ao que é importante, um tratamento de fertilidade gratuito em São Paulo.

Vocês conhecem alguém com problemas para engravidar? Eu conheço várias pessoas. Acompanhei o drama de algumas amigas que tentaram durante anos ter um bebê. Inclusive minha irmã fez tratamento por 5 anos e não deu certo.
Foram anos de frustração (quando o tratamento não dava certo), de aperto (muitas fizeram empréstimos no banco e pagam até hoje a dívida) e de casamento balançando (algumas relações não sobreviveram ao estresse das várias tentativas). Somente quando ela desistiu e achou que não ia mais ser mãe, foi que engravidou!
Enfim, o bom é que todas essas pessoas ainda tinham mínimas condições de bancar tratamentos que ultrapassam R$ 10 mil. Mas e quem não tem? Quem não tem, dificilmente realiza o sonho da maternidade. É triste, mas essa é a realidade.
Por isso mesmo me chamou a atenção uma notícia que li na Folha de São Paulo esses dias e que quero dividir com vocês! De acordo com a reportagem, o hospital Pérola Byington, em  São Paulo, expandirá o atendimento em fertilizações gratuitas.
O hospital foi ampliado e, entre outras novidades, apresenta um novo Centro de Reprodução Humana com o dobro da capacidade atual. Anteriormente eram feitas 300 fertilizações gratuitas, e agora seão 600 procedimentos.
Essa notícia é ainda mais importante se levarmos em conta que esse hospital é um dos poucos centros públicos do país que oferece o tratamento a casais com problemas de fertilidade. Ou seja, há uma luz no fim do túnel pra quem tem o sonho de gerar uma vida.
Pena que isso não se estenda a todos os estados do Brasil.
De qualquer maneira, é uma boa notícia, né?
Um beijo,
Raquel