quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Brinquedos para alugar.

Uma alternativa mais barata para o seu filho se divertir e variar nas opções.


Quando o empresário Wagner Heilman virou pai, sentiu no bolso como os bons brinquedos são caros e resolveu criar o Clube do Brinquedo, uma loja onde os clientes alugam e não compram, em São Paulo. “Tenho um filho de 3 anos e uma filha de 10 meses. Desde que o primeiro nasceu, mergulhei no universo infantil e comecei a procurar brinquedos que fossem seguros, duráveis e estimulantes. Não tive dificuldade em encontrar bons produtos, mas os brinquedos bons são muito caros. E são usados por pouco tempo pelas crianças, que logo crescem e passam a necessitar de brinquedos diferentes. Além disso, eles enjoam muito rápido dos brinquedos e é muito frequente a reclamação dos pais de não terem mais onde guardar tanta coisa.”

1. Como surgiu o Clube do Brinquedo?
Wagner Heilman:
Quando minha filha nasceu, pensei, em um primeiro momento, em não comprar nada para ela, apesar de me sentir tentado diante das novidades que vi nas prateleiras das lojas. Então, comecei a pensar no quanto seria bom se uma empresa alugasse brinquedos, pois isso permitiria um gasto menor por um bem que eu usaria por pouco tempo mesmo, além de evitar acúmulo de tralhas na minha casa. A ideia me atraiu também porque está de acordo com uma necessidade dos dias atuais, a de praticar o consumo sustentável e ensiná-lo aos nossos filhos. Comecei a pesquisar sobre o assunto e vi que existem empresas que alugam brinquedos para bebês e crianças em outros países, mas notei que o serviço não existia no Brasil e decidi criar a empresa.

2. Como funciona?
Wagner Heilman:
O cliente escolhe um plano e paga um valor para receber certa quantidade de brinquedos, mensalmente, em sua casa. Depois de um mês, eles podem ser trocados por outros. Não há taxa para as entregas. Não existe fidelização, por isso, o cliente pode cancelar a assinatura a qualquer momento sem ser obrigado a permanecer por um período mínimo. Enviamos os brinquedos com pilhas e baterias e checamos o seu funcionamento antes da entrega. Pode ocorrer de acabarem no período do aluguel, dependendo do tempo de uso do brinquedo. Nesse caso, o cliente pode substituí-las para usar o brinquedo e, quando devolvê-lo, pode reter as pilhas que comprou. Basta devolver as antigas para nós.

3. Qual o custo para que a empresa entregue e retire os brinquedos na casa do cliente?
Wagner Heilman:
Quando nosso cliente assina um dos planos, não cobramos nenhuma taxa de entrega ou retirada, a não ser quando a pessoa está com os brinquedos há menos de 30 dias e solicita a troca. Ou no caso de entregas fora da capital de São Paulo.

4. Quantos brinquedos estão disponíveis na loja?
Wagner Heilman:
Temos disponíveis cerca de 200 brinquedos diferentes. Os mais procurados foram adquiridos por nós em maior número. Por isso, no total, temos por volta de 600 brinquedos.

5. Qual o brinquedo tem mais saída?
Wagner Heilman:
Para bebês de até 6 meses, as cadeirinhas e os tapetes fazem sucesso. Os pequenos de 6 meses a 1 ano gostam de brinquedos com atividades, como a calculadora. Os andadores são os preferidos das crianças entre 1 e 2 anos. Para os pequenos de 2 a 3 anos, indicamos os brinquedos musicais. Os brinquedos de faz de conta são ideais para as crianças de 3 a 4 anos. E, para os maiorzinhos, temos os videogames.

6. Se a criança gostar muito do brinquedo, os pais podem comprá-lo?
Wagner Heilman:
Nossos brinquedos estão disponíveis apenas para a locação, não estão à venda. Vendê-los contraria nosso ideal de estimular uma atitude verde, que é evitar o desperdício. Se a criança gostar muito do brinquedo, o pai tem a opção de manter o aluguel por um período indeterminado. Entretanto, minha experiência como pai me dá a certeza de que não demorará muito para que o pequeno perca o interesse por determinado brinquedo.

7. Como proceder se a criança danificar o brinquedo alugado?
Wagner Heilman:
Sabemos que o uso gera uma deterioração natural no produto, que pode sofrer pequenos riscos e manchas. Não cobraremos multa por tais ocorrências e queremos que as crianças se sintam à vontade para brincar. Entretanto, se for constatado algum dano (ou perda de componente) importante, ou seja, que prejudique o uso do brinquedo por outros clientes, cobraremos uma taxa que varia de R$ 10 a R$ 50, dependendo da extensão do dano e do valor do brinquedo. Se o problema inviabilizar totalmente o uso do brinquedo, será cobrado o valor de mercado, com desconto de 20%.

8. Como é feita a higienização dos brinquedos?
Wagner Heilman:
A higienização é feita quando o brinquedo sai de nosso estoque e no momento em que retorna da casa do cliente. Essa limpeza é feita normalmente em duas etapas: na primeira, há a remoção da sujeira e da gordura com sabão neutro e água. Na segunda, há a desinfecção, feita com álcool a 70%. É claro que isso depende do material com que o brinquedo é confeccionado, pois brinquedos de pano, por exemplo, não são desinfetados com álcool, mas lavados e secos ao sol. Depois do processo, o brinquedo é embalado e selado com um adesivo que atesta sua limpeza.

9. De quanto em quanto tempo são comprados brinquedos novos?
Wagner Heilman:
Todos os brinquedos que disponibilizamos para a locação foram comprados novos. Para avaliar as condições de uso, levamos em conta diversos fatores, como segurança, beleza, criatividade e apelo junto ao consumidor infantil. Todos são aprovados pelo Inmetro e são de marcas de notório reconhecimento quanto à seriedade e confiabilidade. Compramos brinquedos novos o tempo todo, conforme são lançados ou conforme são sugeridos por nossos clientes.

10. Qual a importância de alugar brinquedos em uma época tão consumista como a de hoje?
Wagner Heilman:
Brinquedos são aliados importantes no desenvolvimento infantil e nenhum pai gostaria de privar seus filhos de brincar com o que há de melhor, mesmo sabendo que o uso do objeto é efêmero. Por isso, o aluguel de brinquedos é a alternativa ideal, pois permite que a criança tenha acesso a um número variado de estímulos, sem causar danos ao nosso planeta. Além disso, a criança aprende desde cedo a se desapegar dos objetos, sabendo que tem que cuidar bem deles, pois serão usados por outras crianças. A sustentabilidade é a preocupação do Clube do Brinquedo desde sua criação. O próprio serviço é um estímulo ao consumo consciente e todas as ações tomadas dentro da empresa seguem o protocolo de uma empresa sustentável. Um exemplo disso são nossas embalagens (caixas ou sacolas), que são retornáveis.

Para conhecer o Clube do Brinquedo, acesse

Bjs à todos,


Raquel  do  Valle

Nenhum comentário:

Postar um comentário