domingo, 17 de abril de 2011

Papo de Bebê?

O que eles pensam que estão falando?




Este vídeo, que mostra dois bebezões de pouco mais de 1 ano em um bom bate-papo, virou febre na internet nos últimos dias. Quem assistiu tenta entender o que eles falam, mas a pergunta é: Será que a conversa realmente faz sentido?

A psicoterapeuta infantil Germana Savoy, do Hospital Infantil Sabará, em São Paulo, afirma que as crianças estão apenas repetindo o que acontece ao seu redor. “Já nos primeiros dias de vida começamos a imitar os gestos faciais de pessoas do convívio. É assim que aprendemos, primeiramente, a nos comunicar com o mundo. É quase uma brincadeira de mímica. Na gravação, os gêmeos se imitam como no espelho”, esclarece.

Já quanto ao conteúdo desses balbucios e gargalhadas, sabe-se que é uma forma de interação, mas provavelmente não passa de uma brincadeira. “Antes dos 18 meses, a criança ainda não sabe o significado das palavras para manter uma conversa. Esse processo leva tempo. Por outro lado, não podemos menosprezar essa forma de comunicação”, alerta.

Embora não seja uma regra, em geral, os bebês começam a balbuciar entre 6 e 8 meses de vida. Em gêmeos, esses sons são ainda mais frequentes, lembrando uma conversa. De acordo com Germana, como estão sempre juntos, eles desenvolvem intensa conexão. “É como se um copiasse o comportamento do outro não só em gestos, mas na vocalização, o que, para nós, soa como um bate-papo”.

Se você quer estimular o seu pequeno a conversar e desenvolver a fala, a psicoterapeuta aconselha a falar com ele já na maternidade.”Conversas e cantorias na hora do banho, da troca de roupa, da amamentação, dos passeios e das brincadeiras devem acontecer com frequência. Crianças que são estimuladas por meio da fala pelos adultos começam a se comunicar mais cedo”, aconselha.

E nada de repetir quando o pequeno falar errado – mesmo que seja absolutamente fofo. “Não se deve estimular a pronúncia incorreta. Inicialmente, eles poderão falar errado, mas a maturidade trazida com o desenvolvimento permitirá a execução certa e isso só será possível com um modelo preciso”, finaliza Germana.

Bjs à todas,


Raquel  do  Valle

Nenhum comentário:

Postar um comentário