segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Mulher protegida antes da gravidez.

As mulheres podem proteger seus bebês mesmo que ainda nem estejam no plano dessas futuras mamães. Muitas mulheres nem sabem que existem maneiras seguras de evitar complicações antes mesmo de ver a barriga crescendo.

E uma ótima maneira de proteger um futuro filho é vacinando a mulher em idade fértil.

A vacinação em mulheres em idade fértil ou em tratamento de fertilidade é fundamental para prevenir as mulheres de algumas doenças, além de proteger futuros bebês de malformações ou até mesmo de um aborto espontâneo.

Sabe por que muitas mulheres não se atentam a esse importante aliado na gestação de um bebê? Porque muitos profissionais sequer abordam esse assunto com elas.

A Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva publicou um relatório em novembro de 2008 no jornal "Fertility and Sterility" relatando que menos de 60% dos médicos ginecologistas e obstetras pedem o histórico de vacinação de suas pacientes e apenas 10% prescrevem as vacinas indicadas para as mulheres em idade reprodutiva.

O recomendado é vacinar a mulher antes da gravidez. Há vacinas que não podem ser oferecidas para as mulheres grávidas. É preciso esperar pelo menos um mês entre a administração das vacinas com vírus vivos e a concepção.

Vacinas - Aqui estão algumas das vacinas indicadas para as mulheres em idade de reprodução. Saiba os riscos que a mulher poderá ter caso ela não seja vacinada contra determinadas doenças. Portanto, se cuide!

Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) – A mulher grávida que adquirir rubéola poderá causar malformações no feto, como surdez, catarata, glaucoma, problemas cardíacos e neurológicos.

Contra a varicela - Se o contágio for aos três primeiros meses de gestação, pode causar malformação do feto (abrangendo membros, órgãos e o cérebro) e até mesmo a morte dele. Caso a gestante contraia a varicela alguns dias antes do parto, o bebê tem grandes riscos de nascer com varicela neonatal.

Gripe – O risco de a gestante evoluir para uma pneumonia em conseqüência de uma gripe é cinco vezes maior. As mulheres que não receberam a vacina antes da concepção poderão se vacinar a partir do segundo trimestre da gravidez no período de maior circulação do vírus (inverno).

Tríplice bacteriana acelular para adultos – (dTap - difteria, tétano e acelular coqueluche) – Tanto mamães como todos que estão em volta do futuro bebê devem tomar a vacina para não transmitir para o pequeno. A coqueluche pode causar pneumonia, insuficiência respiratória aguda e convulsões levando à paradas respiratórias com risco de deixar sequelas mentais e motoras por falta de oxigenação do cérebro. Mulheres que receberam a dT há mais de dois anos podem tomar a dTap antes da gestação ou após o parto.

Hepatite A – Deve ser solicitado os testes sorológicos para verificar se a mulher é ou não imune à hepatite A. As suscetíveis devem ser vacinadas antes da gestação.

Hepatite B – A mulher portadora de hepatite B pode transmitir o vírus ao bebê durante o parto. Até 90% dos filhos das mães com hepatite B correm o risco de se tornarem portadores crônicos e ter seqüelas como cirrose e câncer hepático.

Pneumocócica 23 valente - É indicada apenas a mulheres que tenham doenças crônicas cardíacas, pulmonares, renais, diabetes, imunodeficiências e desprovidas de baço, pois estão mais propensas a doenças pneumocócicas invasivas.

Meningócica – No Brasil, a vacina meningocócica conjugada contra meningococo C tem sido recomendada em diversas regiões e é indicada principalmente a grupos de risco (falta de baço, imunodeficientes) ou durante surtos e epidemias, para maiores de dois anos de idade.

Estando com o calendário de vacinação em dia, a mamãe está privada contra doenças que são prejudiciais a si e ao seu bebê, não expondo seu bebê ou futuro bebê ao risco de contrair alguma dessas doenças que podem ser fatais.

As vezes os bebês nascem com problemas e nós nem imaginamos o porquê, está aí uma explicação que nem eu poderia imaginar. Não sabia que as vacinas evitavam tantas doenças, fica um alerta para nós que estamos tentando perguntarmos mais sobre isso aos nossos médicos.

Beijos à todos,

Raquel do Valle

domingo, 30 de janeiro de 2011

Engravidar: Por onde começar?

Decidiu engravidar! Primeiro vem esta decisão, depois vem a fase de preparar tudo para realmente começar a tentar engravidar, e que fase... Esta fase pode ser mais ou menos emocional ou até estressante, tudo depende da sua disposição e da capacidade de abarcar emoções. Por isso nada como relaxar, aproveitar o momento e não estressar com o que pode ser visto com verdadeira felicidade.

Planejando a gravidez

Planejar a gravidez é importante, mas não deve levar isso como uma missão. Saiba que todas as pessoas são diferentes. Existem inúmeros fatores que pesam mais ou menos em cada mulher, como a idade, a ansiedade, a saúde, a obesidade e o estado físico em geral. Saiba que as probabilidade de engravidar são apenas de 20% por mês, que 75% dos casais conseguem conceber em 9 meses, e que 90% só conseguem conceber passados 18 meses. Após esta decisão, consulte logo seu ginecologista para fazer exames de prevenção e verificação de todas as vacinas para não pôr em risco a vida do futuro bebê.

Estar em boa forma física

O excesso de peso é um fator que em nada ajuda a concepção. Seria ideal iniciar a sua gravidez com o peso ideal para o seu tipo de corpo. No entanto, perder peso excessivamente antes da gravidez também não é aconselhável. Começar a praticar uma dieta saudável e exercício físico é essencial para se preparar para a gravidez. O excesso de peso pode aumentar o risco de problemas como a diabetes gestacionais, hipertensão na gravidez, e até complicar o sucesso de um parto vaginal. É crucial começar a praticar exercício físico e uma boa alimentação antes da concepção, para que durante e no período pós-parto se mantenha saudável. Isto tudo implica obviamente não fumar, cortar a cafeína e o álcool. O tabaco e o álcool estão diretamente ligados a defeitos de nascença. Tomar vitaminas pré-natais e ácido fólico diariamente durante diversos meses antes da concepção é ideal para viver uma boa gravidez.

Elimine o anticoncepcional

Se a sua contracepção consiste em preservativo ou diafragma, este tipo de contracepção logo que for interrompida permite começar a tentar engravidar. No caso de tomar a pílula anticoncepcional ou usar um DIU, é necessário aguardar pelo menos uma menstruação para começar a tentar engravidar. A tomada da pílula contraceptiva ou o uso de um DIU podem fazer com que o ciclo menstrual demore mais tempo a regularizar-se; considere isso um dado adquirido e não queira construir "Roma" em 2 dias.

Controle a ovulação

Antes de ir à carga, nada como planejar tudo e com tempo de começar a preparar o momento da concepção:

Elabore um calendário. Faça um calendário da ovulação, começando por registar o primeiro dia da sua menstruação até ao último dia. Se o seu ciclo menstrual costuma ser regular, pode andar entre os 26 a 28 dias, confirme estes valores. Assumindo que é regular, a sua ovulação ocorrerá por volta do 14º dia depo is do primeiro dia em que teve a menstruação.

Elabore um gráfico da temperatura. Este gráfico, também usado como método contraceptivo, é uma forma de avaliar o seu período fértil. Deve-se elaborar um gráfico com os resultados da temperatura corporal durante alguns meses, de forma a perceber o seu padrão de fertilidade. Quando o seu período fértil inicia, a sua temperatura corporal aumenta. Deve medir a sua temperatura corporal logo de manhã, de preferência à mesma hora, e ir marcando os resultados no gráfico. Logo que começar a notar um aumento da temperatura, perceberá que está para entrar na sua fase fértil do mês. Mais detalhes sobre a medição de sua temperatua corporal, consulte o seu ginecologista que ele dará informações mais exatas de como fazê-lo.

Faça testes de ovulação. Estes testes e stão disponíveis nas farmácias, são semelhantes ao da gravidez, é apenas necessário urinar numa palhinha diariamente a partir do meio do seu ciclo menstrual. Este teste detecta o aumento da hormona luteinizante, que surge na fase da ovulação. Muitas mulheres ovulam entre as 24 a as 36 horas depois do aumento desta hormona ser detectado. Se tiver relações sexuais durante estas 24 a 36 horas conseguirá uma maior probabilidade de engravidar.

Observe o muco cervical. Durante o mês notará uma mudança no seu muco cervical expulso pela sua vagina. Este muco serve para ajudar os espermatozóides a nadar até ao óvulo. Este muco altera em textura e quantidade sempre que entrar no período fértil, tornando-se semelhante à comum clara de ovo.

Tenha relações sexuais de 2 em 2 dias

Chegando o período fértil deve ter relações sexuais de 2 em 2 dias, para dar tempo de produção da quantidade de espermatozóides necessária para fecundar o óvulo. Logo depois de ter relações deve ficar deitada ou até com o cóccix em cima de uma almofada de forma a ajudar o espermatozóide na sua viagem.

Tenha relações sexuais, mas com amor

Fazer os testes de ovulação e marcar no calendário pode ser muito frio e a relação começar a perder o encanto natural. “Fazer um bebê” não deve ser sentido como uma missão ou um trabalho que tem de ser levado a cabo, pois isso pode levar a uma tensão e estress que, por sua vez, são inimigos da concepção. Mantenha o seu “fazer um bebê” com excitação, interesse e diversão, afinal também está a partilhar um momento íntimo com quem mais ama. Torne o momento romântico, prepare o ambiente, torne-o casual e não premeditado – pelo menos que assim pareça... Tente não dizer ao seu parceiro: “Estou no período fértil! Tem que ser pra já!”, não esconda mas evite que o "fazer amor" passe para um “conceber”. Compre lingerie nova e sexy, experimente novas posições e verá que o que pode ser uma “ansiedade”passará a ser um bom momento de prazer, não sendo o seu parceiro apenas um doador de esperma.

Faça o teste de gravidez




Quando o óvulo é fertilizado e implantado no útero, o corpo produz uma hormônio chamado Gonadotropina Coriónica Humana (GCH) que pode ser detectada num simples teste de gravidez. Logo que suspeitar que está grávida compre um teste de gravidez para começar a proteger o bebê desde cedo.

Saiba como lidar com o resultado “negativo”

Nem sempre se fica grávida à primeira, nem à segunda, nem... os resultados negativos podem continuar a chegar, mas saiba não é a única nesta situação; 85% dos casos de gravidez só acontecem passado um ano depois de se começar a tentar. Na realidade só existe 20% de probabilidade de engravidar em cada período fértil por isso saiba que mais tarde ou mais cedo a sua vez chegará.Não desista!!!

Peça ajuda

Não guarde tudo para si. Converse com outras mulheres, ouça as suas experiências, mantenha uma linha de comunicação aberta com o seu médico e, acima de tudo, com o seu parceiro e familiares chegados.

Depois de todas essas dicas é só começar a planejar logo a futura gestação. Sorte à todas que já começaram suas tentativas e fé. Não desistam nunca!!! Para quem já está curtindo a gravidez, muita saúde e paciência!!! rsrs, nós mulheres somos muito impacientes e isso não é bom para uma gestação.

Grande beijo à todas,

Raquel do Valle

Começando...

Boa tarde Pessoal!!!

Meu nome é Raquel, tenho 28 anos e me casei com o Jorge em 11 de dezembro de 2010. Estou com a faculdade de Pedagodia trancada, amo fotografia e começarei um curso profissionalizante de fotografias para poder trabalhar com o que realmente amo. Pretendemos engravidar em 2012 e por isso resolvi criar este blog falando sobre a gravidez, esclarecer algumas dúvidas que inclusive nós mesmo a temos.

Como todos os pais de primeira viagem, temos muitos medos e dúvidas até mesmo de como começar a planejar ter um filho. Pois não é simplesmente engravidar e pronto. Quem planeja precisa ir ao médico, fazer exames de fertilidade, tomar vitaminas e começar a preparar o nosso corpo para receber esta nova vida que se inicia. Então espero que eu possa ajudar à todos que estão na mesma situação que nós.

Grande beijo,

Raquel do Valle